A Volta à ilha de São Miguel em ciclismo de estrada, prova esta que vai para estrada nos dias
9,10,12 e 13 de Junho, iniciando-se com um contra-relógio individual na cidade de Ponta Delgada.
A Volta à Ilha de S. Miguel/Grande Prémio Liberty Seguros tem início no próximo dia 9 de Junho com um prólogo/contra-relógio individual a disputar na Avenida Marginal de Ponta Delgada, pelas 20h00. Esta competição assinala o renascimento da tradicional Volta à Ilha de São Miguel em ciclismo, competição que há largos anos deixou de se realizar e agora regressa graças ao apoio da Liberty Seguros.
Para além do prólogo, a prova contará com três etapas em linha que levarão um pelotão de cerca de seis dezenas de ciclistas a percorrer as estradas dos seis concelhos da Ilha.
A 1.ª etapa terá partida às 10h00 do dia 10, em Água de Pau, e chegada prevista, cerca de duas horas depois, à cidade de Ribeira Grande. A corrida é retomada no fim-de-semana, com partida da cidade de Ribeira Grande, também às 10h00 do dia 12, com a chegada ao Nordeste de Ponta Delgada prevista para cerca de 2h30 depois. A última etapa corre-se no dia 13 de Junho, inicia-se em Ponte Delgada e conclui-se no cimo da Lagoa do Fogo, com uma subida de 10,3 km e uma inclinação média de 7,6%.
Para esta primeira prova, a organização aponta para a participação de mais de 60 atletas, sendo a sua maioria de São Miguel, embora estejam já registadas inscrições de atletas das ilhas, Terceira, Faial e do Continente, estes integrados em equipas locais.
João Pinto, Gerente do Espaço Liberty Seguros Açores e principal impulsionador desta iniciativa, defende que “o forte apoio da Liberty Seguros ao ciclismo limpo e eticamente responsável não podia deixar de chegar aos Açores. Esta primeira experiência será certamente o corolário de mais iniciativas em prol da actividade desportiva na nossa Região, e em particular do ciclismo, que tem conhecido uma forte adesão nos anos mais recentes”.
Já o Director Técnico da corrida, e presidente da Associação de Ciclismo dos Açores, Jorge Medeiros, considera que “dificilmente encontraríamos um parceiro melhor que a Liberty Seguros para abraçar este projecto, dada a experiência que os seus responsáveis têm deste tipo de eventos, fruto do envolvimento directo com a modalidade ao mais alto nível. Para este responsável, “esta competição, o GP Liberty Seguros - Volta à Ilha de S. Miguel, surge de forma quase natural, acompanhando o enorme crescimento que a modalidade tem conhecido nos últimos anos nos Açores e particularmente em São Miguel. O ciclismo açoriano precisa de uma competição deste nível para se começar a afirmar no panorama nacional”.
Recorde-se que o ciclismo federado desapareceu nos Açores durante vários anos, tendo renascido apenas em 2006, pela mão do Clube NC, cujo esforço conduziu ao aparecimento, em 2009, da associação de Ciclismo dos Açores.
Texto retirado do jornal "Correio dos Açores"